Veja preços de medicamentos e compre online! Pagina Inicial Quem somos Notícias e novidades Doenças e tratamentos Entenda sobre Fale conosco
Coqueluche. Sintomas e tratamento

Publicada em 20/12/2010 às 20h01

COQUELUCHE

Sinônimo: Pertussis, tosse comprida, tosse com guincho, tosse espasmódica.

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida ou tosse ruidosa, é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, bacilo Gram-negativo, isolada pela primeira vez em 1906.

Posteriormente, foram identificadas a Bordetella parapertussis e a Bordetella bronchiseptica. A associação da infecção pela B. pertussis e B. parapertussis tem sido confirmada em pelo menos 40% dos resultados laboratoriais. Até 1940, era a maior causa de mortalidade infantil no mundo. A partir de então, com a instituição de programas de vacinação, a incidência da coqueluche diminuiu sensivelmente, ocorrendo uma redução de mais de 90% dos casos. Ainda assim, a doença permanece endêmica, com picos epidêmicos a cada três a cinco anos.

Atualmente, é considerada uma doença reemergente. Em alguns países desenvolvidos, com alta cobertura vacinal, a doença tem ressurgido e, a partir da década de 1980, há relatos de aumento da incidência especialmente entre adolescentes e adultos jovens. Na França, estudos recentes evidenciaram casos de coqueluche em crianças cuja fonte de infecção foram pais, irmãos adolescentes, avós e babás. O fenômeno pode estar associado à acurácia na notificação, diminuição da cobertura vacinal ou mudanças na qualidade da vacina. Hoje, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 milhões e 40 milhões de casos são registrados anualmente em todo o mundo, dos quais entre 200 mil e 400 mil são óbitos. Houve registro recente de pesquisadores britânicos, alemães e norte-americanos sobre o seqüenciamento genético da bactéria da coqueluche, o que permitirá o estudo de novas formas de tratamento e prevenção.

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS

O único hospedeiro da B. pertussis é o homem, sendo normalmente introduzida na família por crianças maiores, adolescentes e adultos, que podem apresentar quadro clínico clássico ou formas leves e/ou atípicas. A transmissão se dá pelo contato direto com os indivíduos sintomáticos, através de secreções do trato respiratório e, raramente, por contato indireto com fômites. O período de incubação é de cinco a dez dias, podendo variar de uma a três semanas e, raramente, até 42 dias. Não há um padrão de sazonalidade e pode ocorrer um aumento da incidência no verão e no outono.

O período de transmissibilidade inicia-se na fase catarral – cinco a dez dias após o contágio – e dura até três semanas após o início dos paroxismos, caso não haja uso de antibioticoterapia. As culturas nasofaríngeas normalmente se tornam negativas para B. pertussis cinco dias após a instituição do antibiótico.

A suscetibilidade é geral. A coqueluche não confere imunidade transplacentária, assim como a vacina DTP (difteria, tétano e pertussis) não confere imunidade permanente.

No Brasil, a morbidade da coqueluche já foi elevada. Na década de 1980, foram notificados mais de 40 mil casos anuais, e o coeficiente de incidência era superior a 30/100.000 habitantes (figura 1). A partir de 1983 houve uma queda acentuada da incidência e, desde então, uma tendência decrescente em relação a estes números, mantendo-se um coeficiente de incidência em torno de 1/100.000 habitantes.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

A coqueluche é uma doença mediada por toxina. A bactéria afeta o trato respiratório ciliar, produzindo toxina que paralisa os cílios e causa inflamação, que interfere com a eliminação das secreções pulmonares e potencializa o desenvolvimento de pneumonia. As manifestações clínicas geralmente são divididas em três estágios distintos: catarral, paroxístico e de convalescença. No estágio catarral, que tem início insidioso, há coriza, febre baixa, tosse seca, olhos lacrimejantes, similar a um resfriado comum, com duração de uma a duas semanas.

A hipótese de coqueluche é aventada no estágio paroxístico, período de tosse intensa, muitas vezes com um ruído respiratório característico, devido ao esforço inspiratório massivo que pode produzir o “guincho” (resultante da inalação forçosa do ar contra a glote estreitada). O vômito é comum após os paroxismos, sobretudo à noite, podendo ocorrer, em média, 15 ataques em 24 horas. Cianose, saliência dos olhos, protrusão da língua, salivação, lacrimejamento, ingurgitamento das jugulares e eliminação de secreções mucosas também são comuns nesse estágio.

O exame físico pode revelar petéquias na cabeça e pescoço ou hemorragias conjuntivais produzidas pelo esforço ao tossir. À ausculta, roncos e sibilos podem ser notados. As crises podem ser desencadeadas por bocejos, espirros, alimentação, exercício físico ou mesmo sugestão. A diminuição gradativa dos paroxismos ocorre após duas a três semanas do início desse estágio, que dura entre duas e seis semanas, podendo chegar a dez semanas. A febre é ausente ou mínima – febre alta, geralmente, está associada a complicações.

Em bebês com menos de seis meses de idade a doença pode ser atípica, a apnéia é uma manifestação comum e o ruído muitas vezes está ausente. Crianças maiores e adultos podem apresentar manifestações atípicas, com tosse persistente sem ruído.

No estágio de convalescença os sintomas diminuem gradativamente. Os paroxismos se tornam mais espaçados, dando lugar a episódios de tosse comum. A associação com outras infecções respiratórias é comum neste período, que dura de duas a seis semanas e, em alguns casos, até três meses.

COMPLICAÇÕES

A pneumonia é a complicação mais freqüente, causada pela própria B. pertussis ou mais comumente por infecção secundária. Mais de 90% das mortes por coqueluche em crianças menores de três anos são devidas à pneumonia.

As complicações neurológicas incluem convulsões, encefalopatias resultantes de hipóxia durante as crises de tosse, hematoma subdural, hemiplegia, ataxia, afasia, cegueira, surdez e sinais de descerebração. O comprometimento neurológico resulta em seqüelas permanentes ou óbito. Paroxismos severos também podem resultar em pneumotórax, enfisema mediastinal ou subcutâneo, epistaxe, hérnias e prolapso retal. Outras complicações incluem otite média, anorexia, desidratação, petéquias, melena.

Complicações severas são mais comuns em bebês com menos de um ano, principalmente prematuros. O prognóstico da coqueluche está estritamente relacionado à idade do paciente.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

As principais causas de tosse espasmódica paroxística, de predominância noturna e evolução prolongada, são síndromes coqueluchóide ou pertussis, causada por adenovírus (1, 2, 3 e 5), Chlamydias e por outras Bordetellas (B. parapertussis e B. bronchiseptica). Há, também, o vírus sincicial respiratório, vírus da parainfluenza, além do hemófilo e do micoplasma.
Vale lembrar, para o diferencial, outras causas de bronquiolite, bronquites, pneumonites, corpo estranho em vias aéreas, fibrose cística ou mucoviscidose, adenopatias mediastinais, pneumonias.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

A cultura da B. pertussis, o mais importante meio de diagnóstico (padrão ouro), requer a coleta de muco nasofaríngeo, com swab alginatado, transportado em meio de cultura Regan Lowe (dois tubos, um com antibiótico cefalexina e outro sem antibiótico). Seu isolamento tem especial valor em surtos e epidemias, com positividade entre 80% e 90% dos casos, porque o diagnóstico é mais precoce e a positividade é maior na fase inicial e antes da introdução da antibioticoterapia.

O segundo método para identificação da B. pertussis é a técnica de DFA, teste direto para anticorpos fluorescentes em secreção nasofaríngea. Tem baixa sensibilidade e especificidade variável, não sendo usado como critério de confirmação laboratorial. Já o método PCR, técnica de reação em cadeia de polimerase, de amostras nasofaríngeas, é rápido e pode ser realizado desde que acompanhado da cultura. Em nosso meio, essa técnica não está implantada na rotina.

Testes sorológicos de anticorpos aglutinantes (Elisa) têm sido, há muito tempo, usados para coqueluche. Porém, além de não haver uma padronização, apresenta limitação por sua variação na sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade.

No hemograma, observa-se leucocitose importante (20.000 - 50.000 céls./mm3) com linfocitose absoluta e característica no final da fase catarral e paroxística.

TRATAMENTO

O tratamento antimicrobiano, se instituído precocemente na fase catarral, pode modificar o curso da doença, atenuando os sintomas e reduzindo o tempo de transmissão. Mas a antibioticoterapia é recomendada mesmo nas fases mais adiantadas da doença, visando à cura bacteriológica e limitando a disseminação dos organismos para outros. A droga de escolha é o estolato de eritromicina, na dose de 40 a 50 mg/kg/dia (máximo de 2 g/dia), via oral, dividida em quatro doses, durante 14 dias. Na intolerância à eritromicina, pode-se utilizar sulfametoxazol-trimetopima, na dose de 40 mg/kg/dia e

8 mg/kg/dia, respectivamente, em duas doses, por via oral. A imunoglobulina humana antipertussis, assim como a imunoglobulina humana normal, não tem valor terapêutico comprovado.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Tendo em vista que a coqueluche é doença de notificação compulsória em âmbito nacional, a principal dificuldade observada na vigilância desse agravo reside na confirmação etiológica. Vale ressaltar que outras doenças respiratórias agudas, virais ou bacterianas, podem apresentar um quadro semelhante à coqueluche, como a “síndrome pertussis” ou “doenças coqueluchóides”, que podem ser confundidas e classificadas clinicamente como coqueluche. Desse modo, um sistema de notificação passivo tem baixo valor preditivo positivo, ou seja, confirma casos que na verdade não o são e acarreta custos desnecessários.

O Estado de São Paulo implantou, há cerca de três anos, um sistema de vigilância baseado em unidades sentinelas para realização de triagem adequada dos casos e coleta criteriosa de material de nasofaringe para o diagnóstico da coqueluche. Esse modelo visa acompanhar a tendência da doença, avaliar o impacto dos programas de imunização, monitorar as cepas circulantes, com estudos moleculares e de resistência bacteriana, e detectar oportunamente surtos e epidemias, com a adoção efetiva das medidas de controle.

Todo caso suspeito deverá ser notificado através do Sinan (Sistema Nacional de Agravos Notificáveis), com o preenchimento adequado da ficha epidemiológica. Os casos atendidos na rede ambulatorial ou hospitalar estadual (unidades sentinelas) devem ser notificados imediatamente ao serviço de vigilância local, para que todos os procedimentos de investigação sejam desencadeados e, assim, efetivar as medidas de controle para interromper a cadeia de transmissão e prevenir surtos ou epidemias. A investigação deve ser feita também entre os comunicantes dos casos suspeitos, contemplando domicílios, creches, escolas e outros locais onde tenha havido contato próximo do doente com outras pessoas.

Os pacientes internados devem ficar em isolamento respiratório durante o período de transmissibilidade (precaução padrão e por gotículas). Os pacientes não internados devem ser afastados de suas atividades por, pelo menos, cinco dias após o uso de antibioticoterapia ou por três semanas após o início dos paroxismos, caso não seja utilizada nenhuma droga.


 



  + Notícias
06/08/2013 Maringá fabricará remédio contra câncer    
06/08/2013 Remédios ficam até 60% mais baratos em sites de farmácias do que nas lojas físicas    
30/07/2013 Viagra completa 15 anos tratando a disfunção erétil    
12/07/2013 Biomassa de banana verde: saiba como preparar o alimento que ajuda a perder peso    
12/07/2013 Omega-3 aumentam risco de câncer de próstata    
12/07/2013 Cigarro mata quase 6 milhões de pessoas por ano, alerta OMS    
12/07/2013 Nova aplicação do medicamento Eliquis    
10/07/2013 Anvisa vai liberar a venda da funchicórea    
08/07/2013 Anti-Envelhecimento com AA2G - Vitamina C Pura Glicosada    
08/07/2013 Pholia Negra reduz seu apetite, auxilia na perda de peso    
08/07/2013 KOUBO - Redução de peso e medidas de forma natural e segura    
25/06/2013 Dez mitos relacionados à perda de peso    
25/06/2013 Produtos para alisamentos têm excesso de formol, diz Vigilância    
25/06/2013 Itens de perfumaria impulsionam vendas nas farmácias do Sul do RJ    
12/06/2013 Pílula do dia seguinte sem restrição de idade nos EUA    
12/06/2013 Risco de parto prematuro aumenta com o sobrepeso da mãe    
23/04/2013 Venda de anti-inflamatórios poderá ser controlada    
23/04/2013 Durante a gravidez, cuidado com uso de remédios deve ser redobrado    
05/04/2013 FDA aprova contraceptivo oral Quartette® da Teva    
05/04/2013 Nozes reduzem em um quarto risco de diabetes em mulheres    
14/03/2013 Preços de remédios vão subir até 6,31% em 2013    
05/03/2013 Criança curada de AIDS    
31/01/2013 Vacina contra a Aids será testada na França    
28/01/2013 Intolerância alimentar atinge cerca de 40% da população    
28/01/2013 Cientistas identificam espécie de bactéria ligada à obesidade    
22/01/2013 Efeitos da obesidade mórbida sobre o nosso corpo    
22/01/2013 Os riscos da moda dos seios fartos    
22/01/2013 O suco de frutas e a obesidade    
18/01/2013 Estudo vê desvantagem de tratamento do HIV com genéricos nos EUA    
11/01/2013 Quanto mais doce, pior    
11/01/2013 Chás são ótimos aliados nas dietas de emagrecimento    
11/01/2013 Trabalhar em pé ajuda a perder peso, diz cientista    
11/01/2013 Ginseng melhora a impotência sexual em oito semanas    
14/12/2012 Digitais contra fraude no Farmácia Popular    
05/12/2012 Estudos para tratar câncer e dor estão em fase adiantada    
05/12/2012 Cientista brasileiro avança em pesquisas sobre Aids    
04/12/2012 Preço de remédio pode cair até 35% em todas farmácias do País    
30/11/2012 J&J;libera patente de remédio contra Aids em países pobres    
30/11/2012 Blanver vai fornecer remédios para Aids    
30/11/2012 Aprovado o fim de impostos sobre remédios    
27/11/2012 Material SNGPC indispensável para todas farmácias, drogarias e farmacêuticos    
13/11/2012 Detecção de HIV em teste nacional é falha    
13/11/2012 Pesquisa questiona exigência de jejum para medir colesterol    
13/11/2012 Nova quimioterapia age sobre apenas um órgão do corpo humano    
21/10/2012 EMS LANÇA PRODUTO E AMPLIA LINHA GEROVITAL    
19/10/2012 Planta chinesa reduz câncer no pâncreas    
19/10/2012 Terapia por meio de LED é lançada pela Bios    
16/10/2012 Vacina contra HPV não altera comportamento sexual    
16/10/2012 Cabeça fria. Tratamento contra queda de cabelos    
15/10/2012 Nanopartículas de ouro são usadas no combate ao câncer    
15/10/2012 Prevenção contra mal de Alzheimer    
11/10/2012 Uso de emagrecedor "alternativo" cresce    
10/10/2012 Aspirina pode moderar deterioração do cérebro em idosas    
10/10/2012 Anvisa proíbe medicamentos injetáveis à base de chá verde    
09/10/2012 Hormônio do Crescimento ou GH (Growth Hormone)    
09/10/2012 Comer uma maçã por dia pode manter o cardiologista longe    
09/10/2012 Atenção à pressão arterial    
27/09/2012 Estudo pode permitir tratamentos específicos para câncer de mama    
27/09/2012 Formas de dosagem inovadoras para a administração sistemática do medicamento    
27/09/2012 Comprimido digital que se dissolve recebe luz verde    
25/09/2012 Uso indiscriminado de analgésico vicia    
25/09/2012 Fazer xixi demais ou de menos pode revelar doenças    
25/09/2012 Como combater o desejo irresistível de comer.    
22/09/2012 Reposição hormonal vira arma para obesos    
20/09/2012 Orgasmo ajuda a combater estresse, depressão e risco de câncer    
20/09/2012 Pesquisadores brasileiros testam novo tratamento contra asma    
20/09/2012 Dieta, treino e muito empenho. Ronaldo Fenômeno vai emagrecer    
20/09/2012 5 dicas simples para emagrecer e perder barriga    
20/09/2012 Causas da impotência sexual    
20/09/2012 Medicamentos biológicos, a cara aposta da indústria farmacêutica    
20/09/2012 Prescrição digital evita fraudes em programas de saúde do Governo    
31/08/2012 Prevenção com ácido fólico é rara e incorreta    
31/08/2012 Ministério da Saúde aprova terapia precoce contra infecção de HIV    
24/08/2012 Excesso de gordura prejudica o cérebro e pode provocar doenças    
24/08/2012 Colírio deve ser evitado durante a gravidez, diz estudo    
24/08/2012 Idade avançada do pai é ligada a risco maior de autismo    
24/08/2012 Yacon reduz taxa de açucar no organismo, segundo pesquisas    
29/06/2012 Primeiro remédio do tipo a ser aprovado nos últimos 13 anos    
04/06/2012 Medicamento contra Asma de graça pelo Farmacia Popular    
30/05/2012 Novo aparelho muda cirurgia contra refluxo    
15/05/2012 Prisão de ventre    
15/05/2012 O terror das estrias    
25/04/2012 Tradicional droga para cólica de bebê some das farmácias    
25/04/2012 LIBERADO PELA ANVISA, USO DO BOTOX É EFICAZ NO TRATAMENTO DA CEFALEIA    
25/04/2012 ESTUDO MOSTRA RISCO E BULA DE ANTICONCEPCIONAL É ALTERADA    
25/04/2012 Droga contra derrame é incluída no SUS    
21/04/2012 Cantor Pedro, filho de Leonardo, precisará ficar três dias em coma induzido, dizem médicos    
17/04/2012 Causa Primária do Câncer, como ter vida saudável diminuindo acidez do organismo    
10/04/2012 Laqueadura sem corte    
10/04/2012 Alimentos de origem animal têm índice de contaminantes baixo no Brasil    
10/04/2012 Aquaclin, fim dos cravos e espinhas    
10/04/2012 Crescimento do mercado farmacêutico    
01/04/2012 Proibir aborto não reduz a prática    
01/04/2012 Modelos britânicas não poderão fazer bronzeamento artificial    
01/04/2012 Exercícios ativam gene queimador de gordura imediatamente    
01/04/2012 Mulheres têm mais fantasias sexuais na ovulação    
09/03/2012 Siglas do mercado farmacêutico e cartoes de descontos    
09/03/2012 Jegue vai virar comida de chinês    
09/03/2012 Tudo sobre constipação intestinal, dificuldade em evacuar    
07/01/2012 Bebê do DF que recebeu coração em transplante está bem    
12/12/2011 Mudar cor dos olhos    
12/12/2011 Inibidores de apetite anfetamínicos já não podem ser vendidos    
06/12/2011 Victoza o remédio que emagrece    
30/11/2011 Possibilidade de resgatar visao de crianças com catarata congênita    
30/11/2011 Criador de medicamento contra leucemias aposta em terapias menos toxicas    
30/11/2011 Blog sobre TALIDOMIDA esclarece uso do medicamento    
21/11/2011 Chip do orgasmo. Será?!?    
21/11/2011 pesquisemedicamentos.com.br referência em remédios na internet    
17/11/2011 MAIS 12 PATENTES DE MEDICAMENTOS VENCEM EM 2012    
17/11/2011 Gravida com câncer ganha bebê saudável    
11/11/2011 Drogaria Minas-Brasil inaugura mais uma loja em Montes Claros-MG    
09/11/2011 'Nariz eletrônico' pode detectar tuberculose e câncer de pulmão    
08/11/2011 Veneno de aranha mais potente que morfina    
08/11/2011 Cientistas acreditam ter descoberto como ocorre a metastase no organismo    
08/11/2011 Brasil produzirá pramipexol para o tratamento do mal de Parkinson    
02/11/2011 Novas recomendações para tratamento do Câncer    
02/11/2011 Estudos britânicos e do FDA apontam risco em contraceptivos    
02/11/2011 Fórmula da Juventude: Franceses conseguem reverter envelhecimento celular    
02/11/2011 Câncer de laringe atinge quase 10 mil pessoas por ano no Brasil    
02/11/2011 Prejuízos dos antidepressivos    
02/11/2011 Especialistas recomenda melhores indicadores para risco cardiaco    
01/11/2011 Anvisa aprova Telaprevir    
01/11/2011 Cientistas americanos descobrem drogas que triplicam a capacidade do cérebro    
27/10/2011 Globo reporter: Comida emagrece    
19/10/2011 Como vencer o medo de ficar doente    
19/10/2011 Mais chances de ter um filho    
03/10/2011 Álcool e combinação de remédios podem alterar efeito de medicamentos    
03/10/2011 Por dia, cerca de 500 brasileiros descobrem que têm diabetes    
14/09/2011 Venda da Nordisk dispara com droga não liberada para dieta    
07/09/2011 Homem com câncer terminal se cura após tratamento experimental    
07/09/2011 O Óleo de Copaíba    
11/08/2011 Pesquisa testa colirio contra glaucoma para tratamento do vitiligo    
11/08/2011 Boa relacao familiar minimiza uso de drogas entre adolescentes    
11/08/2011 Agencia Nacional de Saude divulga novos procedimentos obrigatorios para planos de saude    
28/07/2011 Hormônio e disturbio do crescimento    
22/07/2011 Viagra JET. Efeito rápido é atrativo de nova pílula para impotência    
20/07/2011 Internação compulsória para usuários de drogas    
20/07/2011 Células do paciente ajudam na recuperação de lesões na medula    
20/07/2011 Grupo de cientistas dos EUA descobre anticorpos que atacam HIV    
05/06/2011 Resultados positivos com celula-tronco em paraplegico    
03/06/2011 As crianças de hoje são mais fracas que há 10 anos atrás    
30/05/2011 Incivek e Victrelis: Cura da Hepatite C ?    
28/05/2011 Drogaria Minas Brasil Loja virtual Saude e Beleza online com descontos especiais    
27/05/2011 Medicamento Victoza contra Diabetes da Novonordisk chega ao Brasil    
04/05/2011 Ginastica para gestantes    
04/05/2011 Tratamentos essenciais para mães e bebês    
04/05/2011 OXI: Droga mais perigosa que o crack    
04/05/2011 Semelhança na ação da Nicotina e Cocaina no cerebro    
04/05/2011 Direitos dos pacientes com cancer    
21/04/2011 Com alimentacao pior, aumenta numero de obsesos no Brasil    
21/04/2011 25% da carne EUA contaminada por bacteria resistente    
20/04/2011 Cuidados importantes com a higiene íntima feminina    
20/04/2011 Infecção bucal pode atingir outros órgãos do corpo    
20/04/2011 Alimentação para evitar o Câncer de Próstata    
09/04/2011 Comer três bananas por dia pode diminuir risco de AVC    
08/04/2011 Cerca de 10% dos casos de câncer em homens são atribuíveis ao álcool    
28/03/2011 Dieta das notas para emagrecer 1 kg por semana    
08/03/2011 Farinha de Maracujá Para que Seve e Seus Benefícios    
08/03/2011 Um Chá Poderoso Emagrecedor Amarelo    
08/03/2011 Estudo associa dieta rica em fibras a uma vida mais longa    
24/02/2011 Cientistas dão grande passo para cura da Anemia de Fanconi    
24/02/2011 ANVISA adia proibição de remédios para emagrecimento    
26/01/2011 Cirurgia de próstata com técnica minimamente invasiva e mais rápida    
24/01/2011 50 segredos de pessoas que nunca adoecem    
20/01/2011 Intendis do Brasil - Farmacêutica dedicada a Dermatologia    
11/01/2011 Descoberta nova estratégia para emagrecer    
11/01/2011 Sonho: Desejo de engravidar    
06/01/2011 Diagnostico precoce do Mal de Alzheimer    
27/12/2010 A Cura do câncer    
21/12/2010 A cura da AIDS    
20/12/2010 Tuberculose. Causa, sintomas e tratamento    
17/12/2010 Uva, vinho e saúde    
16/12/2010 90% municipios não tem tratamento contra Crack    
16/12/2010 Estresse de final de ano pode prejudicar o coração    
16/12/2010 Derrame cerebral e infartos cardíacos são principais causas de morte no Brasil    
16/12/2010 Cigarro e a artrite reumatoide    
16/12/2010 Brasil aperfeiçoa medicamento contra colesterol    
08/12/2010 Soluções para acabar com o stresse, ansiedade e recarregar as energias    
08/12/2010 Alimentos que dão vigor e aumentam o apetite e desempenho sexual    
07/12/2010 Paraplégicos podem andar novamente usando “calças-robóticas”    
03/12/2010 Homem brasileiro está satisfeito com a vida sexual    
03/12/2010 Nutrição: Maçã vermelha por dentro, redlove    
01/12/2010 Produção de medicamento contra AIDS em Minas Gerais    
01/12/2010 Aumento do câncer de pulmar entre mulheres    
23/11/2010 Perigos cardíacos para alcoolotras de fim de semana    
23/11/2010 Teste autorizado nos EUA com células-tronco embrionárias em pacientes    
15/11/2010 No futuro 70% das doenças NÃO serão infecciosas    
04/11/2010 Estudos sobre fertilidade    
04/11/2010 Verme ajuda em estudos sobre infertilidade    
08/10/2010 Poucas mulheres descobrem cancer de mama no início    
29/09/2010 Linha de produtos Rennovee Solution    
27/09/2010 12 anos do Google: Feliz Aniversário!    
09/09/2010 O poder das farinhas    
04/09/2010 Passo importante na luta contra AIDS    
30/08/2010 Homens têm menos de três horas de orgasmos em sua vida    
29/08/2010 UNESP cria curativo natural para osso    
29/08/2010 Células tronco pode reverter cegueira    
29/08/2010 O perigo nos alimentos industrializados    
29/08/2010 O poderoso leite materno    
29/08/2010 Em breve vacina contra febre reumática    
22/08/2010 A berinjela ajuda a reduzir o colesterol - verdade ou mentira?    
22/08/2010 Alimentação: Carnes brancas reduz risco cardíaco.    
07/08/2010 Hepatite E detectada no Brasil    
07/08/2010 Atenção na compra de medicamentos    
07/08/2010 Pode haver ligacao entre bacterias intestinais a alergias, doenças estomacais e obesidade.    
14/07/2010 Vitaminas B previnem Câncer de Pulmão    
14/07/2010 Vitamina D pode diminuir risco de Mal de Parkinson    
14/07/2010 O poder do AMARANTO    
09/07/2010 PSORÍASE - Combate ao preconceito    
09/07/2010 Avanço contra paraplegia    
09/07/2010 Agrotóxico nos alimentos    
02/07/2010 10 super alimentos que ajudam a emagrecer    
18/06/2010 Medicamento para reduzir barriga masculina    
18/06/2010 Viagra feminino ainda não tem resultado satisfatório    
18/06/2010 Pilula contraceptiva até 5 dias após relação sexual    
18/06/2010 Detalhes da vacina ANTI AIDS desenvolvida no Brasil    
16/06/2010 Tudo sobre gripe e refriados    
10/06/2010 Doenças originadas pelo estresse    
04/06/2010 Vacina p/ parar de fumar    
04/06/2010 Vacina contra o câncer de mama    
04/06/2010 Bronzeamento artificial aumenta risco de câncer em 75%    
03/06/2010 Asepxia: tratamento de Cravos e Espinhas    
29/05/2010 Diabetes. Preciso tomar remédios?    
12/05/2010 Linhaça pode ser nova arma contra o câncer de ovário    
06/05/2010 Artrite em qualquer idade    
06/05/2010 Ouro no tratamento Câncer    
05/05/2010 Verruga genital (DST)    
29/04/2010 Tratamento para transtornos mentais    
29/04/2010 Viagra Genérico mais barato    
29/04/2010 Alerta sobre o H P V    
27/04/2010 Anvisa libera consumo de creatina e cafeína para atletas    
23/04/2010 Mais de 5 milhões sofrem com Hérnia de disco    
23/04/2010 Crianças gordas já tem risco maior de doenças cardíacas    
19/04/2010 Mal de Parkinson pode ser confundido com outras doenças    
19/04/2010 Impotência preocupa diabéticos    
19/04/2010 Farmacia Popular disponibiliza remedio contra Gripe H1N1    
26/03/2010 Novo medicamento contra tuberculose    
12/03/2010 12 curiosidades sobre Pedras nos Rins    
12/03/2010 Hipertensão: Principal causa de diálise    
13/02/2010 40% dos casos de Cäncer poderiam ser evitados    
06/02/2010 Câncer Ocular no Brasil é o dobro do registrado no EUA    
27/01/2010 Dicas contra o estresse    
27/01/2010 Alerta sobre a SIBUTRAMINA    
27/01/2010 Mangabeira no combate a hipertensão    
22/01/2010 Saúde e jovialidade para sua pele. IMEDEEN    
05/01/2010 Pointts: Tratamento contra Verrugas    
02/01/2010 O mais poderoso emagrecedor - Tesofensina    
28/12/2009 INNEOV SOLAR e INNEOV FERMETÉ Inovação e tecnologia    
28/12/2009 Ração Humana: Energia, vitalidade e emagrecer com saúde    
27/12/2009 Celulite e estrias sem segredos    
25/12/2009 Medicamento para tratar dependência de fumo e álcool    
25/12/2009 Uva na prevenção da diabetes    
23/12/2009 Cuidado com a dengue !    
18/12/2009 Vacinacao contra gripe suina H1N1 no Brasil    
17/12/2009 Barriga grande aumenta risco de impotência sexual    
15/12/2009 O poder da linhaça    
13/12/2009 Vacina contra HPV    
10/12/2009 Dez dicas para evitar o câncer    
08/12/2009 Café ajuda a prevenir câncer de próstata    
04/12/2009 Saber sexo do bebê a partir da décima semana de gestação    
01/12/2009 Redução de estômago para diabéticos tipo 2    
01/12/2009 Casos de AIDS dobram em cidades pequenas    
01/12/2009 Câncer no intestino cresce no Brasil    
01/12/2009 Amostras grátis deverão seguir regras do medicamento original    
25/11/2009 Vacina contra Aids de grupo da USP é a primeira a mirar ‘trechos fixos’ do HIV    
24/11/2009 Noruega notifica mutação do vírus H1N1, causador da nova gripe    
22/11/2009 Anvisa proibe uso de câmaras de bronzeamento artificial    

Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia
Bulas, Princípio ativo, Indicações Terapêuticas, Fotos, Notícias, Doenças e Tratamentos, Espaço Acadêmico.
Pesquise Medicamentos - ® 2009. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | DOENÇAS E TRATAMENTOS | ENTENDA SOBRE | CONTATO
contato@pesquisemedicamentos.com.br