Veja preços de medicamentos e compre online! Pagina Inicial Quem somos Notícias e novidades Doenças e tratamentos Entenda sobre Fale conosco
CONTRACEPTIVOS: O que corta o efeito do anticoncepcional?

CONTRACEPTIVOS

O que corta o efeito do anticoncepcional?

 

Tomar antibióticos, como rifampicina ou rifapentina, ter doença intestinal como a doença de Crohn, vomitar ou ter diarreia após tomar a pílula ou tomar certos chás pode cortar o efeito da pílula anticoncepcional ou diminuir sua eficácia, aumentando o risco de uma gravidez indesejada.

 

Alguns sinais que podem indicar que existe uma diminuição na eficácia da pílula anticoncepcional incluem alterações como ausência de menstruação ou pequenos sangramentos fora do período menstrual, sendo este um dos sinais mais claros de que a mulher não está tendo a quantidade de hormônios que precisa em sua corrente sanguínea de forma constante, e devem ser comunicados ao ginecologista que pode indicar um método contraceptivo adicional ou a troca do anticoncepcional por um implante hormonal ou DIU, por exemplo.

 

Além disso, é importante consultar o ginecologista, antes de iniciar o uso de anticoncepcionais, para que seja feita uma avaliação da saúde e a indicação do melhor método anticoncepcional para cada mulher, bem como a forma correta de uso.

 

O que corta o efeito do anticoncepcional?

 

1. Tomar remédios

Alguns remédios podem interferir na eficácia dos anticoncepcionais orais por diminuir sua absorção ou alterar o metabolismo da pílula, o que pode levar a uma diminuição da quantidade dos hormônios da pílula no corpo, reduzindo ou cortando seu efeito e incluem:

 

Antibióticos como rifampicina, a rifapentina e a rifabutina, usados para tratar e tuberculose, hanseníase e meningite bacteriana;

Antifúngicos como a griseofulvina ou cetoconazol usados para tratar micoses na pele;

Anticonvulsivantes como fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, fenitoína, primidona, topiramato ou felbamato, usados para diminuir ou eliminar crises convulsivas;

 

Antirretrovirais como lopinavir, ritonavir, darunavir, efavirenz ou nevirapina, usados para o tratamento da infecção por HIV.

Por isso é importante conversar com o médico responsável pelo tratamento para evitar interações que interfiram no uso dos anticoncepcionais. Além disso, quando o tratamento com outros remédios é necessário, por curto período de tempo, como os antibióticos ou antifúngicos, ou apresentar vômitos ou diarréia após o uso de qualquer antibiótico, deve-se usar camisinha durante o tratamento e até 7 dias depois da última dose do remédio.

 

No caso dos anticonvulsivantes ou antirretrovirais, que são tratamentos de longa duração, deve-se conversar com o médico para que seja orientado o uso de métodos contraceptivos adicionais, além da camisinha. Confira a lista completa de remédios que cortam o efeito do anticoncepcional.

 

2. Ter vômito ou diarreia

Ter um episódio de vômito ou diarreia até 3 a 4 horas depois de ter tomado a pílula anticoncepcional, reduz a absorção da pílula anticoncepcional pelo intestino, o que faz com que a pílula tenha seu efeito diminuído ou perca totalmente sua eficácia.

 

Assim, se ocorreu vômito ou diarreia nesse período, é recomendado tomar a próxima pílula para garantir a dose diária necessária para se proteger de uma gravidez indesejada. No entanto, em caso de diarreia crônica ou quando não é possível controlar as fezes líquidas por mais de 4 horas, deve-se optar por um método contraceptivo adicional, como a camisinha, ou optar pelo uso de outros métodos contraceptivos como o implante de hormônio ou o DIU, por exemplo.

 

3. Doenças ou alterações no intestino

Algumas doenças ou alterações no intestino como doença de Crohn ou retocolite, e até mesmo para mulheres que fizeram uma ileostomia ou realizaram um bypass jejunoileal, têm mais risco de engravidar mesmo usando a pílula anticoncepcional porque estas situações podem impedir o intestino absorva corretamente os hormônios da pílula, diminuindo assim sua eficácia na proteção contra a gravidez.

 

Nesse caso, é recomendado que a mulher use outro método contraceptivo, como camisinha, implante de hormônio ou DIU para se proteger de uma gravidez indesejada.

 

4. Esquecer de tomar a pílula

Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional causa uma variação nos níveis de hormônio no corpo, o que aumenta o risco de ovular, e por isso, o esquecimento da pílula diminui a eficácia do anticoncepcional, aumentando o risco de engravidar.

 

Se o esquecimento for de 1 dia, na primeira semana da cartela, há um maior risco de gravidez porque a ovulação pode acontecer mais cedo e os espermatozoides podem sobreviver no canal vaginal por até 5 a 7 dias depois do contato íntimo. Neste caso, deve-se tomar assim que lembrar e depois tomar o próximo comprimido no horário habitual e usar um outro método contraceptivo adicional, como a camisinha, por exemplo, durante os próximos 7 dias.

 

Além disso, esquecer de tomar a pílula várias vezes durante o mês, não permite um efeito contraceptivo eficaz e o risco de gravidez aumenta muito. Neste caso, deve-se usar camisinha durante todo o uso da cartela do anticoncepcional, até iniciar uma nova e conversar com o ginecologista para tentar utilizar um outro método contraceptivo que não necessite ser tomado todos os dias, como injeção anticoncepcional, adesivo hormonal ou colocar um DIU, por exemplo.

 

5. Tomar chás

Alguns chás como o chá de alcaçuz ou chá de alfafa, quando ingeridos em grandes quantidades podem interferir na absorção do anticoncepcional ou alterar os níveis de hormônios no corpo, diminuindo a eficácia ou cortando o efeito da pílula anticoncepcional. Por isso, não é recomendado consumir mais de 5 xícaras de chás por dia ou evitar o consumo frequente.

 

Além disso, o chá de hipericão, também conhecido como erva de São João, comumente usado para combater a depressão e a ansiedade também pode interferir com a pílula diminuindo sua eficácia e por isso não é recomendado ingerir este chá. Se estiver fazendo tratamento com esta planta medicinal deve-se optar por outro método contraceptivo.

 

6. Obesidade ou sobrepeso

Alguns estudos indicam que a obesidade ou o sobrepeso podem interferir na forma como a pílula anticoncepcional é metabolizada no corpo, podendo ter sua eficácia reduzida. Além disso, a eficácia da pílula do dia seguinte e do adesivo transdérmico também é menor em mulheres que sofrem de obesidade ou sobrepeso.

 

O ideal é consultar o ginecologista para utilizar um método contraceptivo seguro como DIU, por exemplo, para evitar uma gravidez indesejada.

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/tudo-que-corta-efeito-da-pilula-anticoncepcional/

Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista

 



'Chip da beleza': implante não tem aprovação, pode alterar o clitóris e mudar a voz    
10 perguntas e respostas sobre pílulas anticoncepcionais    
4BIO - Medicamentos Especiais    
Afinal, para que serve o óleo de canabidiol?    
Alimentação para evitar o Câncer de Próstata    
Anestesia geral aumenta risco de depressão pós-parto em 54%    
As maravilhas do mel    
Asma: esclareça dúvidas sobre medicamentos que tratam a doença    
BG Brasil Gate - rare medicines    
Cientistas brasileiros já trabalham em uma vacina contra o coronavírus    
Clonagem, clone, engenharia genética humana    
Como obter medicamentos de baixo e alto custo pelo SUS    
Como tratar manchas na pele    
Como vencer o medo de ficar doente    
CONTRACEPTIVOS: O que corta o efeito do anticoncepcional?    
CORONAVÍRUS: Aleitamento materno e a doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19)    
CORONAVÍRUS: Qual a posição da OPAS e da OMS sobre uso da ivermectina no tratamento da COVID-19?    
CORONAVÍRUS: Qual é a orientação da OPAS e da OMS no que diz respeito ao uso de máscaras?    
CORONAVÍRUS: Tabagismo e a doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19)    
Cuidados ginecológicos de rotina    
Dermacosmeticos e Perfumes Importados    
Dermo Manipulações    
Diabetes. Preciso tomar remédios?    
Dicionário Médico    
Disposição versus cansaço    
Duvidas das farmacias e drogarias sobre o Farmacia Popular    
Duvidas frequentes dos pacientes, farmácias e drogarias    
Estatinas contra o Colesterol    
Farinha de Maracujá Para que Seve e Seus Benefícios    
Gastrite ou úlcera    
GRANDES DOSES DE VITAMINA B PODEM ATRASAR OU DETER O ALZHEIMER, DIZ ESTUDO    
Homeopatia X Alopatia    
Hormônio do Crescimento ou GH (Growth Hormone)    
Intendis do Brasil - Farmacêutica dedicada a Dermatologia    
Lancôme é a marca mais desejada entre consumidores de cosméticos de luxo no Brasil    
Link remedios    
Lista de fraldas geriatricas do programa Farmacia Popular    
Lista de medicamentos do programa AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR    
Lista oficial de medicamentos do Farmácia popular: Patologia, principio ativo e codigo de barras    
Lista oficial de medicamentos gratuitos contra diabetes e hipertensao pelo Farmacia Popular    
Medicamento de referência    
Medicamentos genéricos    
Medicamentos gratuitos contra hipertensão e diabetes em todo Brasil    
Medicamentos similares    
Mitos e verdades sobre dieta vegetariana ou vegana    
Mitos e verdades sobre queda de cabelos    
Modulação Hormonal Esportiva    
Musculação    
Nutrição: Maçã vermelha por dentro, redlove    
O dano dos anabolizantes    
O óleo de Cártamo auxiliando no controle da obesidade    
O poder da linhaça    
O poder do AMARANTO    
OMS: coronavírus pode "nunca desaparecer" e virar doença "endêmica"    
Onde encontrar Farmácia Popular?    
Os 20 alimentos para evitar o envelhecimento    
OS RISCOS DA FALTA DE VITAMINA D    
Os termos mais pesquisados no Brasil em 2014 segundo Google    
OXI: Droga mais perigosa que o crack    
Para uma vida mais saudável    
Pesquisas mostram que gordura saturada não faz mal à saúde    
Pilula do dia seguinte    
Principais laboratorios    
Problemas de ereção    
Saude e Sexualidade: Pompoarismo    
Sexo oral dá sensação de poder a mulher    
Sexualidade: Orgasmo feminino, você já teve o seu hoje?    
Sono, alimentação, água e exercício: a influência dos hábitos de vida na pele    
Suco de maracujá com cenoura    
Terapia de Equilíbrio com Hormônio Bioidêntico    
Terçol, espinhas nas pálpebras    
Todas dicas para identificar remédios falsos    
Tudo sobre Força Muscular e Saude do corpo    
Tudo sobre prisão de ventre    
Viagra x Cialis x Levitra - Comparativo medic. para impotencia    
Vida saudavel com suco verde    

Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia
Bulas, Princípio ativo, Indicações Terapêuticas, Fotos, Notícias, Doenças e Tratamentos, Espaço Acadêmico.
Pesquise Medicamentos - ® 2009. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | DOENÇAS E TRATAMENTOS | ENTENDA SOBRE | CONTATO
[email protected]